9 de janeiro de 2013

CONVERSA COM LUCENA FILHO DA FUNDAÇÃO CULTURAL

Nesta tarde de terça, 08, resolvi visitar a atual sede da Fundação Cultural de Imperatriz. O principal motivo: saber a quantas andam os processos de implementação do Sistema Municipal de Cultura [SMC]. 

Tive um bate papo com o atual gestor Lucena Filho. Sem o SMC não existe possibilidade alguma do município captar recursos federais e viabilizar os projetos locais. Ressalto que o sistema é integrado nacionalmente e a nova ministra da cultura Marta Suplicy terá 2,9 bilhões em caixa. Segundo os jornais um valor recorde para a pasta. 

Inclusive a assim chamada PEC da Cultura [que institui o Sistema Nacional] prevê a ampliação progressiva dos recursos públicos para o setor cultural. Em tese se soubermos buscar os recursos, existem portanto. 

No caso de Imperatriz é condição “cine qua non” estarmos com o nosso dever de casa em dia. Isso significa na prática estar com demandas viabilizadas, tais como a nomeação do Conselho de Cultura. 

Lucena Filho me afirmou que por hora continua na pasta e pelo visto as dinâmicas politico burocráticas só começarão a funcionar logo após o carnaval. Nós artistas, produtores, sociedade civil não podemos ficar estáticos. 

Temos que fazer nossa parte e provocar o poder público com as mudanças que queremos e não apenas esperar com um pires na mão. Como diz um velho bordão do PSTU “Só a luta muda vida”. Traduzindo: “Mexa-se e organize-se para transformar”.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: