6 de junho de 2010

Fórum Regional de Cultura é realizado em Imperatriz





Com a participação de diversos municípios das mesoregiões oeste e sul, aconteceu ontem, sábado, 05, no Hotel News Anapolís, mais uma edição do Fórum Regional de Cultura, atividade promovida pelo SECMA, mas que é definida como ação do Ministério da Cultura com vistas a se descentralizar, pelos interiores, políticas publicas na esfera cultural.
Durante todo dia foi-se discutida temas como: Economia Criativa, Sistemas de cultura, experiências exitosas dos consórcios intermunicipais e processos de municipalização da Cultura no Maranhão.
Só pra esclarecer a que pé estamos: na conjuntura atual se o Maranhão já é pouco, ou quase de forma alguma lembrado, no que diz respeito a recursos e apoios a editais, imagine Imperatriz e toda a mesoregião oeste em relação a São Luis, a capital. Só o Pará por exemplo possui o triplo de editais, como por exemplo o cine + cultura.
O representante do Ministério da Cultura, Roberto Peixe, afirmou categoricamente que quanto a isso a sociedade civil deve estar constantemente mobilizada para destoar o coro dos contentes. Peixe ainda afirmou que é diretriz básica do MinC através do SNC (Sistema Nacional de Cultura) interiorizar cada vez os editais e fomentos a projetos. Vale destacar as presenças muito eloqüentes da ativista dos direitos humanos Conceição Amorin, que fez um balanço geral da situação e lembrou aos nobres gestores que da forma como vem sendo conduzida, sem recursos mínimos os conselhos sequer funcionam e de Lilia Diniz (na ocasião Maria Lilia) que mesmo sendo integrante da Fundação Cultural não poupou criticas a situação de descaso e falta de informação que Imperatriz e região vem sofrendo.

Eis que com a palavra o nobre Secretário de Cultura do Estado, Jose Henrique Bulcão, mais macio que seda e mais liso do que quiabo, afirmou que ali era um verdadeiro aprendizado, que a culpa da situação ter chegado aonde chegou é do próprio homem (sic). Justificou sua ausência nos trabalhos da manhã e permaneceu durante todo o dia nas discussões. Perguntado sobre a dita surpresa que iria ter o teatro nos próximos dias afirmou que não poderia dizê-lo há não ser na presença do diretor da ASSARTE.
O evento teve várias apresentações de teatro, musica, dança durante toda a programação e no encerramento. A coordenação do Fórum Municipal de Cultura, entidade local que agremia promovedores e artistas, estará se reunindo nesta terça, as 19:00, para fazer um balanço pós-forum regional.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: