12 de março de 2011

Sonia Guajajara e Conceição Amorim no PSOL


Tem crescido bastante o numero de novas filiações no Partido Socialismo e Liberdade do Maranhão. Depois da vinda de figuras valorosas como Franklin Douglas, Haroldo Sabóia, Wagner Baldez, Roberval Costa e tantos outros companheiros de base agora é a vez das mulheres de luta também demonstrarem suas convicções políticas.

Conceição Amorim despensa apresentações. Sempre atuante e participativa na esfera da sociedade civil é uma voz forte quando se debate Direitos Humanos e a causa feminista na cidade. Sua militância notabilizou-se ainda nos anos oitenta quando fez parte do então PT de outrora.

Outra figura igualmente notável é a de Sonia Guajajara, liderança nacional da causa indígena e componente da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) organização que surgiu em 1989, como resultado do processo de luta política dos povos indígenas pelo reconhecimento e exercício de seus direitos num cenário de transformações sociais e políticas ocorridas no Brasil pós-constituinte.

Um dos fundadores do PSOL no Maranhão, o advogado Nonnato Masson, organizador do “Atlas sobre o trabalho escravo” e membro do Diretório Estadual recebeu com bastante alegria e entusiasmo a vinda das companheiras: “Sem duvida a vinda de Conceição e Sonia, representam um novo tempo para a luta por uma sociedade mais justa no Brasil e no Maranhão. Fico muito feliz e desde já lhes dou as boas vindas”.

No próximo dia 08 de Abril em São Luis haverá uma cerimônia oficial que apresentará à sociedade maranhense as novas filiações. Por aqui na região uma data deverá ser marcada ainda este mês, o que não impede de haver uma ampliada na ilha a posteriore.

Assim aos poucos o PSOL vai saindo do espectro meramente idealista e de ultra-esquerda que o isola num campo de força fechado. No jogo político aumentar as forças internas representa muito e não se pode ter medo de seguir em frente e arejar o partido.

Vale lembrar que muitos companheiros valorosos ainda estão no PT. Tratá-los com respeito e não fazer pré-julgamentos é condição sine qua non para uma maior perspectiva de diálogos. Com certeza estes ainda serão nossos aliados em futuras lutas reais e não meramente adversários em querelas “hipotético-dedutivas”. Para estes o PSOL sempre estará de portas abertas.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Alan Alex disse...

Amigos do PSOL de Imperatriz-MA, gostaria de informar tambem a filiação do Contador Jakson, ex-dirigente partidario, menbro do comite do maranhão do sul, ex-candidato a vereador pelo municipio visinho, e um socialista, que vem se filiar no PSOL, para fazer parte da mudança em Imperatriz-Ma e no Maranhão.