10 de outubro de 2017

100 anos de Revolução Russa: Um degrau civilizatório


Neste mês de outubro completa-se 100 anos de um dos maiores movimentos políticos na história da humanidade. A revolução Russa, realizada em 1917 foi um importante degrau em nosso processo civilizatório assim como foi também a Revolução Francesa no século  XVIII.

Os impactos decorrentes do movimento revolucionário russo se estenderiam a todo o globo. Da Africa, a China, passando por Cuba ao Camboja, chegando as Filipinas e Nicarágua. Eu poderia  fazer um textão só sobre sua influência em escala global, inspirando corações e mentes desejosos pela transformação social.

Após a morte de um de seus lideres, Lenin, a União das Republicas Socialistas Soviéticas veria-se confrontada por grandes desafios tais como retirar da pobreza seu povo e, a seguir, enfrentar as hordas nazistas durante a guerra mundial. O povo russo saiu de uma condição de miséria absurda, antes da revolução, para a perspectiva de ser uma potência econômica, tecnológica e militar, após a Revolução. O Keynesianismo e seu Estado Social só foi amplamente aceito como paradigma nas nações centrais do ocidente para se contrapor à Revolução Russa e sua força de transformação social.

Porém como nem tudo são flores um fenômeno terrível  se apossou da força da Revolução Russa e causou horrores contra a humanidade, onde aconteceram  retrocessos na "ideologia jurídica" do campo político da esquerda socialista mundial.  O assim chamado "estalinismo" perseguiria dissidentes através da repressão politica. Vários opositores de Stalin depois de presos e torturados eram forçados a confessar crimes numa espécie de farsa jurídica perfeita.

É fato também que graças a força das ideias socialistas russas, teríamos um capitalismo mais domesticado pois o atrito entre estes dois pólos humanizaria a economia política mundial. Vale lembrar que as potências do capitalismo mercantil e industrial impuseram a barbárie a povos inteiros do planeta, dizimaram civilizações, e as potências capitalistas contemporâneas seguem causando danos terríveis à humanidade, como agora o fizeram em países como a Líbia, por exemplo. Nem vou aprofundar muito o que foram as ditaduras capitalistas aqui na America Latina até bem pouco tempo atrás.

Eu não poderia deixar esta data passar batida. O exemplo de heroísmo e luta do povo russo merece ser sempre lembrado. Além disso, personalidades como Lenin, Plekhanov, Trotski e outros são inspiradores no campo da teoria para todos aqueles que sem medo e preconceito aceitam lutar por dias melhores.

Viva a Revolução Russa !
Viva o socialismo !







Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: